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7 estratégias para iniciar uma empresa milionária sem sair de casa

Spoiler: não vai ser do dia para a noite nem com pouco trabalho. Mas esses passos podem ajudar a começar um negócio estruturado

Com as facilidades proporcionadas pela tecnologia, existem milhares de ferramentas disponíveis para que empreendedores criem ou expandam negócios sem sair de casa.

O colunista da Entrepreneur Scott Bartnick diz que um erro comum no mundo do empreendedorismo é acreditar que seja preciso apostar em uma infinidade de técnicas sofisticados para criar um negócio milionário. “Isso está longe de ser verdade”, afirma.

Home office: saiba como montar uma empresa só com seu computador (Foto: Garett Mizunaka / Unsplash)

No entanto, o especialista alerta: não é fácil abrir e gerenciar uma empresa de sucesso, e muito menos torná-la milionária. Isso vai levar tempo e depender de muito empenho do empreendedor. Além disso, algumas etapas e desafios podem ser diferentes em cada tipo de negócio.

Bartnick separou sete passos que podem ajudar um empreendedor a criar uma empresa do zero, em casa, e fazê-la crescer, a ponto de chegar a valer sete dígitos – considerando todas as variáveis. Confira:

1. Comece com um serviço
A melhor forma de escalar um negócio doméstico é apostar na prestação de serviço, na visão do colunista. Ele argumenta que a venda de produtos acaba gerando mais gastos, necessidade de planejamento financeiro e logístico e acúmulo de estoque. Já para serviços, basta ter um laptop e uma conexão WI-FI. A dica é pesquisar quais são os serviços com alta demanda, que têm potencial para dar um maior lucro e ROI a longo prazo.

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2. Automatize seu marketing
Depois de definir o serviço que será prestado, a próxima etapa é automatizar o marketing e o engajamento com os clientes nas plataformas sociais. Pode ser com anúncios pagos, e-mail marketing ou outras estratégias. Mas lembre-se: qualquer uma das suas escolhas precisa ser escalável.

Use os recursos das redes sociais, como LinkedIn e Instagram, para ampliar o alcance de seu marketing e se conectar com clientes e prospects. A dica é centralizar todas as mensagens recebidas por esses canais em apenas uma caixa de entrada, para que você possa medir o volume e não deixar de responder nenhuma.

3. Seja capaz de vender o seu serviço
Para vender o serviço, você precisa se tornar um especialista no que faz e saber explicar por que ele é importante para o seu consumidor em potencial. Estude o mercado e defina um preço competitivo.

Se você não tiver certeza sobre a média cobrada pelo mercado, comece com um valor menor baseado no custo, mas lembre-se de revisá-lo de acordo com a sua especialização. Isso permitirá que você ofereça praticamente qualquer tipo de serviço que desejar, desde que combine o preço com a sua experiência.

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4. Terceirize
Nessa etapa, você deve começar a procurar gente para te ajudar a realizar o serviço. Depois de já ter executado o trabalho algumas vezes, você deve ter conhecimento prático e teórico suficientes para treinar outras pessoas que possam fazer isso no seu lugar.

Depois de repassar as atividades, você deve focar e pensar em um processo sólido de vendas, que te ajude a chegar em ainda mais clientes. Seu planejamento deve contemplar tarefas diárias, semanas e mensais. O especialista diz que o truque nessa parte é trazer mais de uma pessoa para executar o trabalho, assim você dobra sua capacidade de atendimento e, consequentemente, de faturaramento.

5. Use o mesmo modelo de contratação para expandir sua empresa
Depois de testar o processo de vendas com uma equipe na parte técnica do negócio, a próxima etapa é escalar o trabalho comercial a ponto de expandir o seu negócio. Isso pode incluir tanto a contratação de alguém para gerenciar as divulgações digitais como para assumir todo o processo de vendas.

Se você não tem ideia de como iniciar a contratação de pessoas especializadas nessas áreas, há uma variedade de sites que oferecem freelancers para esse tipo de trabalho.

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6. Estruture seu negócio
Nessa etapa, sua empresa já deve ter uma equipe considerável de terceirizados, bem como um banco de dados de clientes robusto. É seu dever estruturar o negócio para que todos sigam o processo que você próprio criou e deu certo logo no início de tudo. Treinamentos, reciclagens e documentação ajudarão sua equipe a ter a informação sempre atualizada.

Softwares de gerenciamento de projetos te ajudarão a dimensionar seus negócios e a desenvolver uma oferta de serviço mais robusta. Eventualmente, você ficará tão familiarizado com os processos de seu negócio que se tornará um especialista em seu próprio pessoal, permitindo identificar quem em sua equipe está aderindo ao processo.

Com isso, você poderá acessar o material que sua equipe gerou e usá-lo como estudo de caso para reforçar seus argumentos de venda.

7. Contrate funcionários para períodos integrais
Uma vez que seus contratados terceirizados já têm o mesmo conhecimento que você e ajudaram a expandir o negócio, confie a eles a função de treinar novas contratações – e avalie a possibilidade de também trazê-los para dentro da empresa.

Há ainda fatores importantes que devem ser realizados por quem pretende ter uma empresa milionária, e que certamente demandarão a ajuda de pessoas confiáveis. A primeira delas é a comunicação constante: não tenha medo de agendar reuniões virtuais semanais, quinzenais ou mensais com equipe e clientes. É preciso estar em contato para saber como anda o seu negócio.

Nunca deixe de treinar e investir em capacitação. Até mesmo quem já é especialista precisa de aprimoramento para melhorar a sua técnica ou se atualizar com novidades do mercado.